terça-feira, 17 de março de 2009

«O poeta holandês»

«O poeta holandês»

Festival Fernando Pessoa em Utreque.
Um festival dedicado a Fernando Pessoa (1888-1935) decorre este mês na Holanda, promovido pela fundação cultural ‘Poëziecircus', com declamação de poesia, teatro, cinema, exposições e o lançamento do primeiro grande estudo dedicado ao poeta português em holandês.

«Pessoa é extremamente conhecido na Holanda» e a sua «influência» na literatura e nas artes holandesas «foi enorme», afirma Michaël Stoker, professor universitário, organizador do festival (que tem o apoio do Instituto Camões) e autor do livro Fernando Pessoa: A ficção acompanha-me como a minha sombra, lançado durante o evento e que contém vários inéditos do espólio do poeta e «clarifica o que Pessoa escreveu acerca da Holanda e da Bélgica».

«Toda uma geração de poetas, escritores e artistas admitiu ter sido influenciada pelo escritor português», acrescenta Stoker, que refere o que escreveu o poeta e crítico holandês Rob Schouten: «não há poeta estrangeiro que tenha causado tanto impacto nos leitores holandeses como Fernando Pessoa». Schouten intitulou mesmo O poeta holandês Fernando Pessoa: trinta anos de influência ecuménica um artigo seu publicado em 2006 na revista ‘Atwater'.
«Nos últimos oito anos, quinze traduções de obras chave de Fernando Pessoa foram publicadas na Holanda», refere o professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Utreque.

http://www.instituto-camoes.pt/encarte-jl/o-poeta-holandes.html

Sem comentários:

Enviar um comentário