
Os 1200 anos de história linguística alemã podem ser vistos agora, de maneira viva, na exposição “A Língua Alemã”, de 15 de janeiro até 3 de Maio, no Museu Histórico Alemão (DHM) em Berlim. A exposição, preparada pelo DHM em cooperação com o Instituto Goethe, apresenta cerca de 250 peças. Partindo da pergunta “O que é propriamente o idioma?”, a exposição esclarece o desenvolvimento da língua e literatura alemãs, do início da Idade Média até à actualidade, através de documentos de áudio, de manuscritos selecionados e de objetos especiais de exposição, como o mais velho livro em língua alemã, que data do século VIII. São documentadas também as consequências da globalização para a língua alemã.
Enquanto a exposição no DHM em Berlim tem a história da língua como tema central, a exposição paralela na Casa da História, em Bonn, ocupa-se principalmente com a linguagem alemã da actualidade, do dicionário dos irmãos Grimm à linguagem juvenil das mensagens de SMS. A exposição, que tem como título “Fala-se Alemão”, dura até o dia 1 de Março.
A partir de Setembro, o Instituto Goethe apresentará a um público internacional nos EUA, França, Espanha e Portugal, uma exposição itinerante própria, baseada nas peças que compõem “A Língua Alemã” e “Fala-se Alemão”.
Sem comentários:
Enviar um comentário